quinta-feira, 26 de junho de 2014

S. Pedro e S. Paulo, Apóstolos 2014


Evangelho segundo S. Mateus 16, 13-19
Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?». Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas». Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus. Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus».

Caros amigos e amigas, a solenidade de S. Pedro e S. Paulo dá-nos a oportunidade de olharmos os santos não como pessoas distantes da nossa realidade, porque ambos nos seduzem pela semelhança e fragilidade, mas principalmente pela paixão de se saberem miraculados pelo Amor.

Interpelações da Palavra
Pedro
Pescador de Cafarnaum, homem simples e rude, de grande paixão e instinto primário. Pouco habituado às discussões teológicas e às boas maneiras, segue o Mestre porque o ama profundamente. Pedro é o escolhido, e não o apóstolo João mais místico, para garantir a fé dos irmãos. Escolhido talvez porque trabalhado pela dureza da vida, habituado ao cheiro do peixe, acrisolado pelas longas e tormentosas noites no alto-mar, na instabilidade da barca. Escolhido por saber o peso das lágrimas amargas da traição. Escolhido não por ser mais coerente, melhor, mais sábio, mas porque a ferida da negação imunizara o seu coração e ele seria doravante incapaz de julgar o outro, mas capaz de tornar-se rocha firme para indicar Deus que vem ao encontro. Escolhido porque acolhe o amor que perdoa e faz renascer. Escolhido porque na sua fragilidade e medos podemos rever os nossos. Escolhido para também nós sermos capazes de viver a alegria do amor que perdoa.

Paulo
Tão diferente de Pedro! É o estudioso, intelectual, polémico, o crente intransigente e fanático, capaz de pôr-se a caminho pelas próprias certezas. E no encontro de Damasco, diante da beleza inesperada e incandescente do Ressuscitado, inicia uma vida nova, uma paixão indomável pelo Evangelho. Paulo recorda-nos o ardor da fé, a ânsia do anúncio, o dom do carisma, as cartas escritas em dádiva pelas pessoas e comunidades. Sem ele o cristianismo teria ficado fechado num ângulo de Israel ou estaria ainda abafado numa sacristia. Com Paulo ser Igreja significa sair, encontrar, abraçar, acompanhar,…

Ser resposta de amor
A nossa verdade não reside nas sondagens de opinião, nas respostas dadas pelos manuais ou catecismos, ou na homologação das ideias. A verdade mais verdadeira nasce no singular, no tu a tu, olhos nos olhos, na relação que diz toda a vida.
Como dizer algo de Ti, Senhor? Para a resposta não servem livros ou palavras ocas, apenas a narração de quem te tenha seguido, negado, lutado, mas sempre enamorado. Só quem tenha, mesmo que apenas uma vez, experimentado o amor pode dar aquela resposta que se constrói com toda a vida e que não é uma fórmula: “Tu és o Filho de Deus”! E Deus repetirá: feliz és tu porque és rocha estável para os outros, porque és chave que abre e liberta para uma vida em plenitude. Feliz és tu porque és palavra abençoada que abre caminhos aos distantes, porque conheces a estrada das suas casas, porque és voz e abraço.
“E tu quem dizes que eu sou”? Dizê-lo não basta! Jesus não é aquilo que se diz Dele, numa fórmula exacta, que se pode decorar, mas aquilo que vivo Dele e com Ele, daquela cruz onde tudo está escrito em letras de amor e dor, as únicas que não enganam. Essas são, caros amigos e amigas, as palavras do Evangelho.


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor, Filho de Deus vivo,
És notícia nas ruas da história, no tempo vacilante e na atmosfera indefinida…
És notícia no livro de cada viagem e todos sabem dizer… algo do teu mistério.
Mas nenhuma palavra Te contém, mesmo desejando habitar em cada coração.
Senhor, Filho de Deus vivo, só o dicionário do amor Te poderá definir,
Ilumina a minha inteligência e fortelace os meus lábios para que Te saiba dizer e amar.

Viver a Palavra

Vou dizer Deus no amor de cada gesto.

Nenhum comentário: