SerClave


Os agora SerClave são um grupo de jovens estudantes do Curso de Música do Instituto Politécnico de Bragança, unidos não só por uma futura profissão, mas sobretudo por uma forte paixão pela Música. Este grupo específico surgiu através de uma oportunidade de participar no Fátima Jovem, festival realizado em Maio de 2011, a convite do Pe. Eduardo Novo, tendo como objetivo formar um grupo coral que interpretasse alguns dos temas das Jornadas Mundiais da Juventude, desafio este rapidamente aceite pelos 18 elementos que hoje compõem os SerClave.


Após o sucesso que o grupo teve no festival anteriormente mencionado e o espírito de união que se verificou desde o início nasceu, assim, um grupo que respira Música mas mais que isso, respira Amor. Assim sendo, a procura constante por formar algo mais sólido refletiu-se na constante insistência por parte daqueles elementos em continuar a se encontrar e a cantar sempre que tinham oportunidade.

Com o convite feito ao coro da Escola Superior de Educação do IPB para participar na animação litúrgica da Eucaristia da Ordenação Episcopal do novo Bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, os insaciáveis 18 têm o seu primeiro contacto com as Servas Franciscanas Reparadoras, vendo no carisma da Congregação uma oportunidade de construir algo maior e com um sentido muito mais sólido. Daí nasce uma primeira reunião que imediatamente fez com que os SerClave fossem acolhidos com uma Alegria contagiante e depressa se integraram como grupo de jovens JEF, ligados á congregação, procurando também obter alguma formação espiritual.

Com esta nova vida oferecida ao grupo nascem os SerClave, Ser de Servas e de querer Ser Maior, e Clave como símbolo musical, como chave de algo precioso.

Esta fusão resulta tão bem que rapidamente se organiza o primeiro concerto dos SerClave, realizado a 27 de outubro na Igreja da Sé em Bragança, com um público muito acolhedor.

Este projeto, que só agora teve início, tem como objetivo dar uma visão do Amor de Deus através dos olhos e das vozes destes jovens que anseiam por dar sempre mais. Abraçando o carisma das Servas Franciscanas Reparadoras, continuarão a evangelizar através do canto e da alegria. Tendo já alguns concertos próximos esperam estar em contacto com o maior número de pessoas e mostrar que sim, é possível Amar através de pequenos gestos, neste caso, percorrendo uma magnífica viagem pelos hinos das Jornadas Mundiais da Juventude.

Queremos caminhar com todos vós através de uma história contada ao som das nossas vozes, dos nossos corações, do nosso Tudo.