Naqueles dias, apareceu João Baptista a pregar no deserto da Judeia, dizendo: «Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus». Foi dele que o profeta Isaías falou, ao dizer: «Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’». João tinha uma veste tecida com pêlos de camelo e uma cintura de cabedal à volta dos rins. O seu alimento eram gafanhotos e mel silvestre. Acorria a ele gente de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região do Jordão; e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. Ao ver muitos fariseus e saduceus que vinham ao seu baptismo, disse-lhes: «Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Praticai acções que se conformem ao arrependimento que manifestais. Não penseis que basta dizer: ‘Abraão é o nosso pai’, porque eu vos digo: Deus pode suscitar, destas pedras, filhos de Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores. Por isso, toda a árvore que não dá fruto será cortada e lançada ao fogo. Eu baptizo-vos com água, para vos levar ao arrependimento. Mas Aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu, e não sou digno de levar as suas sandálias. Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo. Tem a pá na sua mão: há-de limpar a eira e recolher o trigo no celeiro. Mas a palha, queimá-la-á num fogo que não se apaga». (Mt 13, 1-12)
O Senhor reclama acolhimento! Neste Domingo, o Espírito impele-nos a uma mudança de vida para melhor acolhermos aquele que vem, que está e que nos transforma pelo fogo. A palavra-chave é arrependei-vos.
Vem aí o Reino!
Que implicações tem na nossa vida esta certeza?
O Reino de Deus já está, o amor de Deus já nos habita. Deus não gosta de nos fazer esperar, mas precisa que lhe abramos a porta do nosso íntimo. Como nos preparamos para a Sua chegada, para a Sua presença constante na nossa vida? Desejamos mesmo que Ele venha morar connosco? Precisamos que o Reino de Deus venha? Mesmo com os corações fechados à Sua graça e precisando tanto de um sincero arrependimento, é Ele quem vem ao nosso encontro, é Ele que espera por nós.
Preparai o caminho do Senhor!
É tempo de preparar a nossa terra, para que os espinhos, os pássaros, as pedras e o Sol não destruam as sementes que o Senhor coloca em nós neste Advento. Ele vem ao encontro de cada um de nós. Urge “preparar o caminho e endireitar as Suas veredas” para que “as acções que praticamos sejam conformes ao nosso arrependimento”. Que fazer neste deserto para que a flor do amor desabroche? Como gritar o arrependimento, porque o Senhor anseia por nós?
Trigo e/ou palha?
“Aquele que vem é mais forte…baptiza no Espírito Santo e no fogo.” Fogo que queima a palha que somos. Arrependermo-nos é deixar que Deus nos limpe e recolha o trigo que há em nós para o celeiro do Reino, queimando a palha que nos escraviza. Sejamos eucaristia, num mundo vazio de Deus, num presépio ocupado por outros meninos que não o Salvador.
VIVER A PALAVRA
Neste tempo de acolhimento vou deixar-me purificar pela Palavra e pelo Espírito que prepara em mim o caminho para o Senhor que vem.
REZAR A PALAVRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário