quinta-feira, 15 de março de 2012

IV Domingo Quaresma B

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha n’Ele a vida eterna. Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem acredita n’Ele não é condenado, mas quem não acredita já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigénito de Deus. E a causa da condenação é esta: a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram más as suas obras. Todo aquele que pratica más acções odeia a luz e não se aproxima dela, para que as suas obras não sejam denunciadas. Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, pois são feitas em Deus. (Jo 3, 14-21)

Caros amigos e amigas, estamos perante uma revelação das profundezas do coração de Deus! O diálogo de Jesus com Nicodemos contém todos os elementos de uma catequese batismal e de uma carta com declaração de amor. É para nós!

Deus enviou o seu Filho, para que o mundo seja salvo por Ele
Deus não mandou o Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para o salvar por meio Dele. Não obstante isto, a sua vinda opera um juízo. Diante de Jesus ninguém fica indiferente, ou se acolhe ou se rejeita. Não é Deus que nos julga, mas somos nós que nos julgamos. Acolhendo o seu amor construímos a salvação, rejeitando-o construímos a condenação. Porque é que as pessoas preferem as trevas? Ó Deus Pai, os teus filhos não são maus, são frágeis e enganam-se facilmente. Preferem as trevas porque as trevas são mentirosas e mascaram-se de luz, prometendo felicidade e liberdade.
Imaginemos os medos de Nicodemos, que procura Jesus nas trevas da noite. Todavia, Jesus não o julga nem o condena. Jesus respeita o medo de Nicodemos e é paciente com as suas lentidões. Mais tarde o mesmo Nicodemos ousará ir a Pilatos a reclamar o corpo de Jesus, porque se sentiu amado na sua verdade de medos e de sombras.

Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito
Todo o Evangelho, toda a teologia, toda a fé se concentram nesta palavra. Se te perguntas que coisa significa amar, a resposta segundo o Evangelho está neste humilde verbo: DAR. O Pai deu o Filho, o Filho deu a vida.
Na oração do Pai-Nosso rezamos: «o pão nosso de cada dia nos dai hoje». Dai-nos o pão que faz viver. O amor não se vê, vêem-se os dons.
«Amar é querer que o outro exista», escreveu Santo Agostinho.

Quem pratica a verdade aproxima-se da luz
Quem faz o bem não tem medo da luz. No amor não há temor. A verdade não é um conjunto de coisas a aprender, mas é um projeto de vida para viver, num encontro permanente com a pessoa de Cristo. É desejo e encontro. Quanto mais desejo mais encontro e quanto mais encontro mais desejo…
O Salmo 17 canta isto mesmo ao afirmar: «o Senhor salvou-me porque me tem amor». O coração de Deus bate de amor por nós.
Aprendamos a estar com quem nos ama. A pessoa com quem converso é mais importante que o tema da conversa. A conversa é com Jesus. A minha resposta ao Amor seja: Senhor, eis-me aqui, podeis enviar-me!

VIVER A PALAVRA
Nas minhas noites escuras de fé, vou guardar espaço e tempo para o encontro com Jesus.

REZAR A PALAVRA
Senhor, hoje, no meu deserto quaresmal, Tu me apresentas o verdadeiro sinal de salvação,
no mais eloquente cartaz que se pode ler: a Cruz.
Tu és o verdadeiro Amor, um Amor imenso cuja leitura salva.
Desces da Tua divindade para Te deixares elevar como servo,porque queres que eu exista!
Senhor, quero pela fé deixar o meu coração permeável ao Teu esbanjamento de Vida.
Ajoelho o meu orgulho à tua humildade e abro-me à dádiva infinda que me presenteias...
Quero, nas mil e uma noites da fé,acordar o meu olhar para a Luz que me garantes!
Quero, nas mil e uma dispersões da vida, permanecer no regaço da tua Presença!
Quero, entre os mil e um sinais que me mentem, estender os braços e abraçar-te na Cruz!

Nenhum comentário: