domingo, 16 de março de 2014

Retiro de Jovens - da Fonte à Ponte


Nos dias 8 e 9 de março, sob a orientação do Sr. Padre José Luís Pombal, da irmã Conceição Borges e da Irene Rodrigues, 20 jovens fizeram a experiência de retiro proposta pelo Secretariado da Pastoral Juvenil e Vocacional de Bragança, no Convento de Balsamão em Macedo de Cavaleiros. 
 
 
Foi explorada a passagem bíblica da Samaritana em três momentos. Na fonte, de volta do poço, recordaram entre dinâmicas, trabalho pessoal e de grupo, “um sacramento que tem muito a ver com este tempo quaresmal que estamos a iniciar: o sacramento do batismo”. Abordou-se ainda a importância do sacramento da reconciliação como um duche que, muito ligado ao batismo, nos regenera e aproxima da Água Viva que é Jesus. “Mergulhados” neste mistério de graça, foram impelidos a ir “à cidade”, tal como a Samaritana, partilhar a questão: Não será Ele o Messias?
 

 
Na ponte, segundo momento do retiro, construíram uma ponte de balões entre as duas margens do rio, e concretizaram a missão de ser ponte, em atividades concretas como a foto mensagem e algumas dinâmicas. Ficou a certeza de que “é na escuta da Palavra que se firma a nossa fé”. De volta à fonte, porque “sempre nos atrai este segredo de Deus”, refletiram que “se até aqui acreditávamos nas palavras dos outros, a partir de agora nós próprios O ouvimos e sabemos que Jesus Cristo é verdadeiramente o Salvador do Mundo. A Confirmação ou Crisma é a consumação do Batismo”. O dia terminou com a oração da Via Sacra, também junto à fonte…

 
“Esta Água Viva que, na fonte, nos impele a ser ponte e nos torna fonte, sacia-nos e deseja a nossa presença”. A adoração nocturna por turnos, a celebração da Eucaristia e a descoberta da pobreza evangélica (Mensagem do Papa para os jovens’2014) como convite a dar-se, preencheu o terceiro momento do retiro. Mas nada estava terminado, “a história continua…”
 


E depois da ponte?
 
 
 
 
 
 
 
Já na reta final do retiro, foi apresentado o desafio da missão, porque “a água que bebemos precisa ser partilhada!”
Na canto e na imagem, na partilha e na oração, no caminho e na fonte, “quem beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der há-de tornar-se nele em fonte de água que dá a vida eterna” (Jo 4).
 
"in Mensageiro de Bragança 13.03.2014"

nota: neste retiro participaram 11 jovens da JEF (Freixo, Macedo e Bragança)

Nenhum comentário: