quinta-feira, 24 de novembro de 2011

I Domingo Advento B

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Acautelai-vos e vigiai, porque não sabeis quando chegará o momento. Será como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos, atribuindo a cada um a sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se de manhãzinha; não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!». (Mc 13, 33-37)

Sempre nos custa esperar. Mas quando o amor é maior, o tempo de espera constrói-nos por dentro e permite-nos criar espaço para o hóspede. É tempo de Advento, de espera(nça), de acolhimento, de surpresa, de trabalhar em nós a missão de sentinela! A qualquer momento, Cristo pedirá para entrar, para nascer de novo em nós.

Chegará o momento
A história faz-se de momentos. Pequenos flashes que constroem um caminho de busca e de espera. Há encontros previamente marcados, momentos que já esperamos e nos colocam numa atitude prévia de acolhimento. Mas na nossa vida, muitos mais são os momentos inesperados, os encontros surpresa, que testam a nossa capacidade de vigilância e de acolhimento. As novidades teimam em quebrar a nossa rotina. E ainda bem! Deus é sempre novo, a sua novidade convida-nos a vigiar, pois há sempre um novo momento de encontro com Ele.

A cada um a sua tarefa
No livro da vida, Deus precisa de nós. Atribui a cada um a sua tarefa. Confia nas nossas mãos, no nosso coração, nos nossos lábios, nos nossos pés…deixa-nos “entregues” à sua casa. Não nos questiona esta confiança desmedida de Deus? Como nos encontrará e encontrará a Sua casa ao voltar?

Vigiai!
Se soubéssemos quando o Senhor vem e como, não precisaríamos de vigiar, bastaria marcar uma hora com Ele, ou estarmos prontos no momento certo. Mas Deus é surpresa. Surge na tarde, no cansaço do trabalho, nas horas de menos paciência, de maior azáfama… e aí será urgente vigiar. Vigiar na tarde, é manter um coração sereno e aberto ao tudo que é Deus, pois só Ele basta.
Deus é surpresa. Surge à meia noite, quando o sono da rotina nos adormece, quando os sonhos pessoais escurecem o sonho de Deus sobre nós…e aí será urgente vigiar. Vigiar na noite, é deixar espaço para a gratidão, para o louvor, para o perdão e para o sonho que Deus tem para nós, pois Ele é tudo.
Deus é surpresa. Surge ao cantar do galo, quando a vida aflora e não temos tempo para Ele, quando os queixumes e o desespero nos deixam ensonados… e aí será urgente vigiar. Vigiar pela manhã, é abrir o coração à novidade da Palavra e à fome do Pão e deixar que seja Ele a conduzir o nosso dia, pois Ele quer habitar em nós.
Deus é surpresa e, ou vigiamos, ou nos encontrará a dormir.

VIVER A PALAVRA
Vou cultivar uma atenção permanente para ler os inesperados anúncios de Deus.

REZAR A PALAVRA
Perturbas-me, Deus da demora e da pressa, Deus do já e do ainda não.
Tu que me sacias, és a veemência da minha sede; Tu que me serenas, tanto me inquietas!
Tu que me procuras és o mesmo que me mandas esperar-Te em hora incerta.
Tu que és o milagre, nunca me dás resolvidas as equações da vida!
Tu que me fazes sonhar e és o meu repouso, não suportas encontrar-me a dormir!
Tu que, ao pormenor, me responsabilizas, envolves-me numa confiança infinda.
Perturbas-me e encantas-me, Deus novo, que me fazes de novo, em cada desafio.
Amo-te, supreendente Deus, que confias ao meu coração um pleno poder de amar!
Ofereço-te o meu labor, Deus que não deixas perder a minha vida quando morre por ti!
Espero-te, Deus que esperas sempre por mim e nunca desistes de me encontrar.
O teu momento já vive em mim: não deixes que a espera queime a esperança.

Nenhum comentário: