sábado, 7 de abril de 2012

Domingo de Páscoa B



No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o discípulo predilecto de Jesus e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde O puseram». Pedro partiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não com as ligaduras, mas enrolado à parte. Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: viu e acreditou. Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.

Caros amigos e amigas, o Domingo de Páscoa é o feliz anúncio que Jesus Ressuscitou. E a Ressurreição é uma experiência de vida, de caminho, de abrir os olhos, de encontro inesperado.

“De manhãzinha, ainda escuro
É ainda escuro, principalmente no coração de Maria, quando cedo se dirige ao sepulcro. Tudo parece silencioso e quieto. Os perfumes e as flores, bem como as lágrimas no olhar, são a expressão do amor pelo Crucificado. Acordada pelo amor, ela vai ser testemunha de um mistério e de uma notícia: “Jesus não está onde o puseram”! Numa fracção de segundo a cena ganha vida, o fim torna-se início e, gradualmente, ela se apercebe que não é uma pedra que pode impedir o encontro com Aquele que abriu os céus para estar mais perto de nós. Nem será a morte a mortificar a Vida.
Amigos, não é fácil nem evidente acreditar na discreta e silenciosa ressurreição. Mais evidente é a crucifixão. O escuro e o medo dos discípulos é antecipam os nossos receios e os das nossas comunidades cristãs, bloqueadas em sexta-feira santa, acampadas no Calvário, sem ver a vitória do Ressuscitado para poder anunciá-lo.

“Corriam depressa”
Porque será que todos correm naquela manhã? Correm porque o amor tem pressa, não suporta demoras, nem atrasos de comunhão. A vida urge, preme, não espera. Também eu tenho que aprender a correr, abandonando a lentidão, os medos das quedas, as resignações de uma vida sem ressurreição nem Páscoa.
Diz o Evangelho que “o discípulo que Jesus amava” correu mais depressa, talvez porque como reza o ditado: “os justos caminham, os sábios correm, mas os enamorados voam”. É que a ressurreição lança a vida muito além, ali onde nada impede o caminhar, onde a vida é mais vida.

“Ver e acreditar”
No sepulcro vazio não se dão miraculosas revelações. Apenas existem poucos e pobres sinais: “ligaduras no chão e o sudário enrolado”. O discípulo que entrou depois de Pedro viu e acreditou, talvez lembrando-se do dia em que Jesus afirmara: “tendes olhos e não vedes”! Sim, os sinais da ressurreição estão debaixo dos nossos olhos diariamente, mas nem todos os vêem, porque pretendem que Deus apresente as suas credenciais divinas, que prove cientificamente que é Deus. E nós deixámos de nos encantar diante da flor que brota, da criança que temos nos braços, do gesto de perdão e gratidão… A fé é dom, mas corresponde-lhe o empenho de “ler” na própria vida os “sinais” dos seus passos e acolher o mistério em alegre humildade. E, então, descobriremos que não apenas ressuscitou, mas que vive junto a nós, caminha connosco, partilha das nossas alegrias e tristezas, nos é até mais íntimo do que nós mesmos. Nesses sinais, caros amigos e amigas, brota o Evangelho!

VIVER A PALAVRA
Quero encontrar na luz de cada manhã, a alegria de celebrar a minha vida na Vida de Jesus.

REZAR A PALAVRA
Senhor, ao celebrar a Tua Vida ressuscitada, celebro a festa do meu viver!
Desde aquela manhã de Páscoa que a Tua Luz vence a densidade de cada noite.
É esta manhã que convovca as minhas forças e incrementa todos os meus motivos.
É nesta manhã que se funda a minha esperança e em que navegam os meus sonhos.
É esta manhã que me traz a atmosfera da tua doce Presença e vital Palavra.
Eu te louvo, pois a força desta manhã me pode erguer de todos os meus desalentos.
Eu te louvo, Vivente, porque me desafias a pertencer à Vida e a ressuscitar no Amor.

Nenhum comentário: