sábado, 14 de abril de 2012

Nas Asas da Nova Evangelização


O grupo JEF SerClave tem-nos habituado a perceber que é possível conciliar a aventura da música com a urgência da evangelização.

A missão “Nas asas da Nova Evangelização” foi o último projeto do grupo. Teve a sua origem no amor do Espírito de Deus na história, que ilumina e fortalece aqueles que se deixam guiar pela Sua criatividade e conselho. Voar pelo Atlântico até aos Açores para partilhar a alegria de cantar Cristo, foi sonho do Espírito na jovem Carolina Vieira que se tornou sonho SerClave. Acolhida a proposta, o grupo fez caminho concentrando alguns esforços neste projeto e organizando um roteiro missionário e musical para semear na ilha de S. Miguel uma chama de amor através da música sacra jovem. Foram contactos, procura de apoios, ensaios, pequenos milagres que foram fazendo caminho com o grupo e construíram a certeza de que não estamos sós neste mar de amor.

O roteiro iniciou com a celebração de envio no Paço Episcopal de Bragança, no dia 21 de março, presidida pelo Sr Bispo da Diocese, onde cada elemento recebeu um Kit para a viagem e as palavras de estímulo e de admiração por parte de D. José Cordeiro.

Já nos Açores (do dia 28 de março ao dia 04 de abril), o grupo seguiu o roteiro elaborado anteriormente, contemplando momentos de reflexão espiritual, relação com a comunidade, concertos, actividades pastorais e tempos de lazer no contacto com a deslumbrante riqueza natural.

Através dos momentos de formação e vivência espiritual, o grupo manteve firme a relação com Deus, que o caracteriza; experimentando a espiritualidade eucarística, mariana e franciscana que bebe do carisma das Servas Franciscanas Reparadoras.

O acolhimento da comunidade que recebeu o grupo (Povoação) foi indescritível. O grupo sentiu-se, totalmente, em casa. O contacto com as pessoas da terra, as suas aspirações, a riqueza das suas tradições, deu oportunidade ao grupo de realizar um trabalho de proximidade magnífico. Toda esta missão só foi possível, dado o grande esforço do grupo e o elevado apoio do povo dos Açores que, em muitos e pequenos gestos, construiu, com o grupo, este sonho.

Foram seis os concertos que o grupo realizou, três no concelho da Povoação: Igreja Matriz, Faial da Terra e Ribeira Quente; um no dia Mundial da Juventude em Santana e dois em Ponta Delgada: Igreja de Nossa Senhora de Fátima e Pavilhão do Mar (Portas do Mar). Como é habitual, o grupo proporcionou momentos de elevada qualidade musical, através da música sacra jovem e de uma relação muito positiva com o público que, em grande número, se fazia presente nos concertos.

Foi de especial importância a participação do grupo JEF SerClave na dinamização do Dia Mundial da Juventude, promovido pelo departamento da pastoral juvenil da diocese de Angra, através do concerto dado no início da tarde e da partilha reciproca de experiências entre os jovens dos Açores e o grupo vindo da Diocese de Bragança/Miranda. O grupo teve ainda oportunidade, ao longo da semana de missão, de visitar um centro de acolhimento de jovens e crianças com meio familiar desfavorecido e participar num tempo de partilha fraterna e caminhada com um grupo de jovens de Faial da Terra.

A beleza natural dos Açores fascinou e cativou o olhar dos SerClave. Houve tempo para contemplar o nascer do sol, visitar uma fábrica de chá, tomar contacto com várias tradições da ilha, nomeadamente os Romeiros que percorriam a ilha neste tempo da Quaresma, contemplar a beleza da união do mar com a costa dos Açores através da visita a vários miradouros, visitar a realidade da comunidade das Furnas e a sua riqueza natural, saborear os segredos gastronómicos da ilha e descobrir em cada detalhe as maravilhas da criação.

Foi um tempo de forte experiência fraterna. Uma pequena comunidade/família, que atravessa o Atlântico para cantar o amor que Deus deposita em nossos corações e só se realiza quando é partilhado.

Os SerClave, são uma família onde a música e o amor de Deus se encontram e fazem festa.

Ir. Maria da Conceição Borges

Nenhum comentário: