quinta-feira, 24 de abril de 2014

II Domingo Páscoa A



Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos». Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor». Mas ele respondeu-lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei». Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente». Tomé respondeu-Lhe: «Meu Senhor e meu Deus!». Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto». Muitos outros milagres fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome.

Caros amigos e amigas, nesta nova manhã de Páscoa, Domingo, dia do Senhor, somos convidados a abrir, melhor, “escancarar as portas do nosso coração a Cristo” (S. João Paulo II) que quer semear a paz e o bem com a brisa do Seu Espírito de Amor.

Interpelações da Palavra
De portas fechadas
Espreitemos a sala do medo, onde os discípulos estão reclusos. Custa-lhes virar a página da desilusão e aceitar este desvio face aos planos que traçaram. Esperavam um caminho mais fácil, quando optaram pelo seguimento, tinham tido sonhos fáceis, fantasias sobre tronos apetecíveis e havia projectos alicerçados sobre pilares pessoais. Agora, fecham as portas… porque o sonho terminou da pior forma! Acordavam… sim, tudo parecia ter sido um sonho, prenderam a liberdade que os vislumbrava, mataram a vida que era meta… E agora, fecham as portas, para que não os assalte também a derrota. O silêncio acaricia as dúvidas, mas parece-lhes que não há mais questões para colocar, talvez se tenham apenas enganado no Mestre… E agora, fecham as portas. A dor, a saudade, a solidão, o desânimo, a desilusão, fecham as portas… fogem de todos, também deles próprios, mesmo continuando a pensar e a falar daquele que um dia os cativou… Ainda sentem o cheiro das Suas Palavras e a ternura dos seus gestos…

Vimos o Senhor
Mas eis que Ele tem sede da nossa sede de visão e acaba por mostrar-nos a fundura das chagas do seu amor. Ainda hoje o desafio é vê-l’O, ainda hoje é desafio testemunhar que O vimos. Ouve-se falar de gente que O vê por aí, dizendo que Ele rompe as barreiras do medo e continua a entrar na vida das pessoas, trazendo a paz. Ainda há quem espere por Ele, e O anuncie teimosamente pelas ruas, colocando nele a alegria de viver, porque dele recebe a água que mata a sede de amor. Ainda há quem descubra a manhã de Páscoa em cada gesto criativo de amor. Ainda há quem se ajoelhe e lance sorrisos de bem, onde a escuridão se acomoda e as portas se fecham. Ainda há quem O abrace no perdão e se deixe inspirar e fortalecer pelo Espírito Santo. Mas ainda há também gente que “está fora” e afirma, com um cepticismo provocador, que… se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei… Gente que reclama uma “fé sensorial”… Que não pode crer que continue vivo o sonho, o ideal, o Mestre, no meio de tanta dor, escuridão e desalento…!

Meu Senhor e meu Deus
Mas há um dia, o dia do Senhor, quando as portas continuam fechadas, em que respiro a comunhão, vivo a ténue centelha da esperança, porque me interroga a alegria de quem crê. Há um dia, em que sinto o abraço do Mestre que continua a abrir o meu coração fechado. Aí toco, porque Ele me tocou primeiro. Aí vejo, porque Ele me fitou primeiro, nessa hora creio, porque Ele se aproxima e é a minha paz. E então deixo-me escrever pelo Evangelho!

 


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor, preciso a chave da verdade para abrir caminhos que destruam a mentira e a falsidade.
Senhor, preciso a chave da paz para arrancar o joio do egoísmo, da desconfiança e da guerra.
Senhor, preciso a chave da vida para descobrir o mistério do seguimento e do serviço.
Senhor, preciso a chave do perdão para lançar desafios de comunhão e de fraternidade.
Senhor, preciso a chave da fé para, na noite e na manhã, cantar Aleluia!

Viver a Palavra

Vou descobrir que portas preciso de abrir para semear o perdão e a paz.

Nenhum comentário: