sexta-feira, 25 de julho de 2014

XVII Domingo Comum C


Evangelho segundo S. Mateus 13, 44-52
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «O reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. O homem que o encontrou tornou a escondê-lo e ficou tão contente que foi vender tudo quanto possuía e comprou aquele campo. O reino dos Céus é semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, foi vender tudo quanto possuía e comprou essa pérola. O reino dos Céus é semelhante a uma rede que, lançada ao mar, apanha toda a espécie de peixes. Logo que se enche, puxam-na para a praia e, sentando-se, escolhem os bons para os cestos, e o que não presta deitam-no fora. Assim será no fim do mundo: os Anjos sairão a separar os maus do meio dos justos e a lançá-los na fornalha ardente. Aí haverá choro e ranger de dentes. Entendestes tudo isto?». Eles responderam-Lhe: «Entendemos». Disse-lhes então Jesus: «Por isso, todo o escriba instruído sobre o reino dos Céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e coisas velhas».

Caros amigos e amigas, quando nos apaixonamos investimos toda a vida e fazemos grandes sacrifícios. Um tesouro imprevisto ou a procura da pérola mais bela exigem um coração atento e vigilante, sábio e inteligente.

Interpelações da Palavra
Deus como tesouro
Um tesouro é algo raro, recorda histórias de aventuras, diálogos de namorados, sonhos de riqueza... Deus como tesouro significa que Ele não é uma renúncia, uma diminuição, uma mortificação, mas é uma conquista, um luxo abundante, mais vida dentro da própria vida. Quando conquistado não se troca por nada, não se vende, não se perde! Como tesouro Deus é o contrário das coisas banais e supérfluas, o oposto de uma vida qualquer, mas é multiplicação de vida, de projectos, de possibilidades. Deus é surpresa, encanto, horizonte ilimitado.
Por um tesouro arrisca-se tudo! É o que Deus sempre faz: o seu tesouro é o ser humano. Por nós abandona a tranquilidade da eternidade para contemplar o homem, como pérola preciosa. Por causa desta paixão comete loucuras, até a folia irracional da cruz: Deus vende tudo por causa do tesouro da humanidade, até o seu bem mais precioso, o próprio Filho no Gólgota.

A alegria de vender tudo para ter tudo
O homem da parábola ousa a alegria e realiza uma acção corajosa e pouco prudente: vende tudo para comprar um tesouro, abandona tudo para possuir tudo, porque o seu tesouro é mais importante do que qualquer renúncia e porque a pérola preciosa eclipsa qualquer sacrifício. A alegria transforma e arrasta a vida! A fé não é renúncia ou sacrifício, mas é uma fonte de júbilo, êxtase da vida à procura do tesouro desmedido de Deus.

Mendicantes de pérolas
Quando Jesus olha para Pedro não vê apenas o rude pescador, mas descobre a pedra que polida se torna pérola preciosa; quando encontra Mateus, para além do dinheiro da cobrança dos impostos, vê um coração radical cheio de riquezas; quando olha para a Madalena, vê ali um tesouro onde meter todo o coração… Nós somos o tesouro escondido de Deus no campo da humanidade, pelo qual Ele pagou elevado preço.
Em cada homem existe um tesouro escondido, porque o Reino dos Céus está no mais íntimo de cada um de nós, como pérola que ilumina o olhar. Não faltam, de facto, tesouros e pérolas; faltam antes pessoas apaixonadas e sábias, capazes de apostar toda a vida num tesouro maior.
Não são as regras ou os propósitos que nos fazem caminhar na vida, mas é a descoberta de tesouros: porque onde estiver o nosso tesouro, ali corre feliz o nosso coração. Nós avançamos na vida por paixões de coisas belas e fortes, de amores e tesouros, de sementes, espigas e fontes de água, reais depósitos de alegria, como mendigos que nunca se satisfazem com o adquirido, mas sonham com a única pérola preciosa. Então deixamos tudo, para ter tudo! Quando a encontramos, caros amigos e amigas, realiza-se o Evangelho!

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor, Tu és aquela pérola preciosa e única, sem a qual a minha vida perderia todo o fulgor.
Tu és aquele arrepio gozoso, que activa permanentemente a capacidade de me surpreender!
Tu és o único caminho para a alegria perfeita, Tu és o padrão que afina tudo o que tem valor!
Deus novo, Deus imprevisto, Tu nunca deixas esgotar o manancial da beleza! Tu és Beleza!!!
Tu és aquele que me pode libertar do cativeiro da banal arbitrariedade. Tu és a Verdade!!!
Não deixes que a minha vida possa ser devorada pela ditadura do facilitismo e do imediato…
Tu fazes grande a minha vida, belo o meu desejo, só Tu seduzes a minha verdadeira ambição.
Só Tu fazes novas todas as coisas. Apostarei em Ti, Senhor! Deixarei tudo para te encontrar.

Viver a Palavra

Vou ponderar sobre a hierarquia de valores que anima a minha vida… Que lugar ocupa nela o meu Deus?

Nenhum comentário: