sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

II Domingo Quaresma B



Evangelho segundo S. Marcos 9, 2-10
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias». Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados. Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O». De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles. Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, enquanto o Filho do homem não ressuscitasse dos mortos. Eles guardaram a recomendação, mas perguntavam entre si o que seria ressuscitar dos mortos».

Caros amigos e amigas, do deserto silencioso e das provocações tentadoras do passado Domingo somos conduzidos, no Evangelho de hoje por Jesus, até ao esplendor da luz e tranquilizados pela voz do Pai. Sim, Deus converte a nossa história, entretecida de mortes e de sombras, num poema de vida e de luz.

Interpelações da Palavra
Descobrir a beleza de Deus
Não era a primeira vez que Jesus os tomara à parte consigo, mas hoje queria mostrar-lhes um sinal, uma recordação que lhes fortalecesse a vigília amarga no horto das oliveiras e no alto do calvário. No monte os discípulos descobrem que o Mestre, coberto de uma veste desbotada pelo sol e pela chuva, com a face enrugada pelo cansaço e pelos jejuns, resplandecia agora de uma inefável beleza, a beleza de Deus figurada em rosto humano! Aquela luz fulgente toca antecipadamente a sombra iminente da paixão, mas revela também o clarão da ressurreição. Na transfiguração nada é perdido, mas tudo é iluminado porque trespassado pela luz divina. Dentro da nuvem, no mistério de Deus, cada instante e pessoa adquire a sua beleza infinita, na certeza de que os momentos de claridade sustentam o caminho e conduzem ao dia sem ocaso! Só encontrando a glória e a beleza de Deus conseguimos enfrentar a cruz.

Mestre, como é bom estarmos aqui!
A fé nasce sempre de uma admiração, um encanto, um enamoramento, de um “que lindo!” gritado a pleno coração! Pedro é seduzido não pelos milagres, pela omnipotência divina ou pelo fascínio do infinito, mas pela beleza do rosto de Cristo. O olhar transfigurado de Jesus, verdadeiro espelho da alma, é a grafia de um coração de luz. Só aqui o homem se sente finalmente em casa. Só nesta contemplação o homem intui o paraíso. O céu é Jesus! O nosso destino é esta luz, nunca o mal e as trevas. Em cada um de nós está semeado um caminho de luz, uma via-lucis que aclara a necessária entrega da via-crucis.

A humanidade está grávida de luz!
Quando Deus passa na vida, quando por um momento Ele descobre o véu da sua face, então nada fica como antes. De facto, através dos instantes de beleza semeados na caravana cinzenta da nossa vida, Deus tece connosco uma história de amor. Porque a história do amor de Deus ficaria incompleta sem nós!
Nós tornamo-nos sempre aquilo que vemos e escutamos. Contemplar Jesus e escutar a sua Palavra cura o passado, incendeia o presente, ilumina o futuro, muda o coração, dá beleza, é luz para a noite. Quem acreditaria que uma prostituta, com um frasco de perfume aos pés de Jesus, seria apresentada como modelo, na beleza do seu gesto? Quem acreditaria que um ladrão crucificado faria brilhar para nós a luz do paraíso? Quem acreditaria que o corpo desfigurado do Crucificado se tornaria a verdadeira imagem do amor dado até ao fim? Quem acreditaria que o seu cadáver deposto na escuridão do sepulcro ressuscitaria glorioso na luz da aurora da Páscoa? Caros amigos e amigas, só experimentando a beleza de Deus seguimos o Evangelho!


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor Jesus, olha como tantas miragens, tantas luzes sem luz, me despistam a visão;
Repara, Jesus, como o brilho de um trinunfo fácil, me faz subir a presunções, palcos e tribunas,
Vê, Jesus, como as tendas do comodismo me cravam na terra os pés, sedentos de caminhos…
E agora, por amor, me convidas a subir o teu monte para estar contigo: subirei, Senhor!
E agora a tua luz rasga-me a beleza com que anseio identificar o meu rosto… no teu rosto.
E agora, Filho amado, uma voz de amor me descerra que só Tu me podes ensinar a filiação.
E, por amor, me convidas a descer, a caminhar contigo até à entrega da vida; descerei, Senhor!

Viver a Palavra

Vou deixar regenerar a minha vida espiritual em momentos de encontro com o Senhor.

Nenhum comentário: