sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Retiro de jovens: ESCUTO-TE E... ARRISCO!

No dia 21 de fevereiro de 2015, seguindo a proposta do SDPJV de Bragança-Miranda, 50 jovens subiram o cabeço de Balsamão para participar no retiro de jovens.

Dando corpo ao tema lançado pelo Sr. Bispo D. José Cordeiro para este ano pastoral – Ano da Bíblia, este dia de encontro, oração, fraternidade e formação bíblica decorreu sob o lema: Escuto-Te e… arrisco.


Na primeira parte da manhã houve tempo para variadas dinâmicas, ao longo dos claustros do Convento, no sentido de completar um puzzle com as etapas da Lectio Divina: o BI da Lectio Divina. Em cada fase da Lectio era desenvolvida uma atividade e entregue uma etiqueta com as quais cada jovem foi construindo um caminho. Na aprendizagem deste percurso espiritual de oração da Palavra, cresceu também a inter-relação ente os jovens e a familiarização com a Palavra de Deus.
Feita a descoberta do que é o método da Lectio Divina, o grupo seguiu depois para a prática concreta do mesmo através da passagem bíblica proposta na liturgia do dia: Lc 5, 27-32. Após o momento da Statio, com a invocação do Espírito Santo e um breve tempo de oração pessoal e de escuta, fez-se a leitura da Palavra, Lectio. Posteriormente decorreu a meditação da mesma através da exploração do texto bíblico num tempo de formação.

Após a partilha do almoço houve, ainda mediante a Palavra escutada pela manhã, um tempo forte de oração, Oratio. Em pequenos grupos partilhou-se a riqueza da Palavra de Deus e o percurso feito até ao momento, nomeadamente na interpelação que o Senhor faz através da passagem Bíblica rezada, Collatio. Dando-nos conta que, muitas vezes a nossa relação com Deus é “desajeitada” e temos receio de nos aproximarmos Dele e da Sua Palavra, explorou-se seguidamente a letra do tema: Balada do desajeitado (dos Quadrilha) com a visualização de um filme e a transposição do tema para a nossa vida espiritual. Também com a ajuda de um texto interpelador de Giovanni Papini, demo-nos conta que é urgente arriscar, deixar tudo e seguir o projecto que Jesus sonha para nós, a felicidade.

Na capela do Convento, reunimo-nos para nos colocarmos diante de Deus e deixar que Ele nos conduza, transforme e converta através da Sua Palavra. Surge no grito do silêncio da oração o imperativo: arrisca!
E agora? Já no final do percurso/dia é tempo de agir, deixar que a Palavra escutada, meditada, partilhada e rezada se torne vida e nos leve a agir em gestos concretos do nosso dia, Actio. Foi então que cada um construiu um postal para trocar com um elemento do grande grupo com o poema “Escuto” de Sophia de Mello Breyner, proposto na Carta Pastoral de D. José Cordeiro para o Ano da Bíblia. Seguiu também, para o nosso Bispo, um postal construído por todos.
Na escuta da Palavra, através do método da Lectio Divina, descobrimos o Deus que nos fala, abraça, converte, perdoa e faz festa, pois “caminho como quem é olhado, amado e conhecido/ e por isso em cada gesto ponho/ solenidade e risco” (Sophia de Mello Breyner).
Nós escutamos(-Te) e… arriscamos!


Irmã Conceição Borges, sfrjs

Nenhum comentário: