sábado, 23 de maio de 2015

Pentecostes B


Evangelho segundo S. João 15, 26-27; 16, 12-15
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando vier o Paráclito, que Eu vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio. Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis suportar por agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos conduzirá à verdade plena, porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há-de vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que receberá do que é meu e vo-lo anunciará.»

Caros amigos e amigas, o Pentecostes é como a celebração do nosso aniversário natalício. É daqui que a Igreja se encaminha para o projecto de Deus, é aqui que cada um de nós bebe a vida plena, a Vida de e em Deus.

Interpelações da Palavra
Ele dará testemunho de Mim
Continuamos no contexto da última ceia, em que Jesus abre o escrínio do seu coração, como nunca o fizera. Como era possível que os seus amigos pudessem absorver a torrente daquela mensagem de amor? Mas Jesus também não pretende fazer deles uma espécie de “enciclopédias evangélicas”, compêndios de conceitos sobre a fé. Jesus sabe que eles não podem “suportar” porque numa concha não cabe a imensidão do mar! Jesus quer antes fazer deles “meteoros evangélicos” capazes de iluminar, de deixar rastos de luz, de incendiar com o seu amor a terra inteira. É na Ceia em que Jesus faz o seu testamento de amor, que surge a promessa do Espírito Santo. Ele não age como uma força imposta, que faz de nós marionetas passivas. Só Ele, que procede do Pai, que é bombeado pelo coração do Filho amado, conhece tudo o que se passa no âmago da Trindade, por isso Ele é a corrente a carregar a bateria poderosa que mantém operacional em nós o bem, a beleza, a criatividade e a compaixão. Como em Maria, é o Espírito Santo que fecunda o nosso coração para gerar Cristo e o “dar à luz”. Cabe-nos a abertura para O acolher e a disponibilidade para O deixar agir em nós e por nós. Passamos então a ser não apenas de Jesus, mas rosto de Jesus, beleza, gestos, voz e palavra de Jesus.

E vós também dareis testemunho…
Às vezes gostaríamos de ter o nosso pecúlio privado de inspiração disponível para os nossos discernimentos, o nosso Espírito Santo doméstico, como as crianças, na feira, que trazem os seus balõezinhos coloridos presos às mãos por um fio. Mas o Pentecostes é a nuvem teofânica que não cabe nas dimensões tacanhas do nosso balãozinho, mas que dilata as medidas do nosso coração até abarcar o mundo inteiro, cada homem e mulher, para os revelar destinatários de um amor incrivelmente gratuito e tão desperdiçado. O Espírito Santo implica o nosso ser Igreja, é Ele o alimento da comunhão e esta comunhão expressa o uníssono da verdade. Ele não é de acesso privado, mas visita o mundo em línguas apenas lidas num contexto inteligível. Cada um de nós é uma palavra do poema de Deus, cada um de nós é uma nota da melodia que Deus executa neste mundo. Ele é a conduta íntima que nos liga à fonte, por isso não deixa arrefecer o nosso amor, solta os diques da nossa timidez, revigora a nossa fragilidade, abastece a nossa exiguidade de horizontes, é o diapasão da verdade.

… porque estais comigo.
O Pentecostes é o habitat natural do cristão que se assume como tal e procura desenvolver e manter a sua vida em Cristo. Ninguém pode testemunhar o que não viu, nem ouviu, o que não experimentou. Este ESTAR nem por sombras é verbo passivo. Estar com Cristo não é pieguice devocional, estática e ociosa. Estar com Ele também é permanecer debaixo do caudal do seu coração e do seu olhar, para O conhecer, para deixar-se amar, para deixar-se (re)criar, mas depois para O seguir até àqueles “locais” onde Ele nos quiser enviar. Estar com Ele é permanecer onde Ele continua a caminhar, continua a abençoar, a curar, a amar. O “com Cristo” torna o verbo ESTAR explosivo e diligente… urgente! Estar com Ele, amigos e amigas, faz-nos entrar na sua dinâmica do dom, do arriscar a vida como investimento de amor, do assumir-se como vivo Evangelho!
 


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Espírito Santo, testemunho da vida, força da Palavra e presença eterna do amor,
inebria-me com a beleza do Teu fogo renovador que me faz discípulo missionário,
Testemunho vivo das mãos de Deus re-criador. Tu, verdade única e plena,
diálogo perene do tempo de Deus e guia criativo da história, fortalece-me
com teus sábios e consoladores dons que me conduzem da disponibilidade ao anúncio.

Viver a Palavra

Vou abrir o coração aos dons do Espírito Santo que me fazem testemunha do reino de amor.

Nenhum comentário: