sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Pescador da Humanidade - III Domingo Comum C

Quando Jesus ouviu dizer que João Baptista fora preso, retirou-Se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi habitar em Cafarnaum, terra à beira-mar, no território de Zabulão e Neftali. Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer: «Terra de Zabulão e terra de Neftali, caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios: o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam na sombria região da morte, uma luz se levantou». Desde então, Jesus começou a pregar: «Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus». Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde e segui-Me, e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O. Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco, na companhia de seu pai Zebedeu, a consertar as redes. Jesus chamou-os, e eles, deixando o barco e o pai, seguiram-n’O. Depois começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. (Mt4, 12-23)


Caros amigos e amigas, da sua cidade de Nazaré Jesus transfere-se para o coração da Galileia, para uma região nada prestigiosa, pobre e nas margens da fé. Aqui, onde ninguém o espera nem o deseja, Jesus escolhe anunciar o Reino de Deus. A partir de agora Ele será profeta pelos caminhos, nómada de Deus à procura dos que estavam perdidos e imersos nas trevas.

Ser a Galileia de Deus
Jesus passa entre gente humilde e esquecida e vê, numa casa de pescadores à beira de um lago desconhecido, a sua Igreja. Esta nasce ali, nas margens dum mar, num lugar de encontros, de partidas e chegadas, num cais de relações, de pessoas habitadas por outras. A Igreja é o contínuo caminhar de Deus ao encontro do homem.
Deus é um apaixonado que vai até onde ninguém o espera, nos confins da história e da vida. Um Deus capaz de sair dos momentos “sagrados” para intrometer-se no território da nossa existência, mesmo quando nos sentimos distantes, por vezes submersos nas sombras, para trazer a luz! Ainda hoje, Jesus caminha no nosso mar, escolhe habitar na nossa Galileia, encosta-se aos nossos trabalhos e preocupações, chama-nos pelo nome e convida-nos a ir com Ele. Cada lugar, cada tempo, cada situação é digno do amor de Deus! Nada, ninguém, nem nenhuma situação, por mais escura que seja, está longe do olhar e do aproximar-se de Deus.

Pescadores da humanidade
Entre mil vozes e rumores aquele rosto é inconfundível e aquelas palavras ecoam como únicas. Naquele olhar até os pescadores mais experientes naufragaram! Jesus chama os pescadores e esses descobrem que dentro de si não há apenas as rotas do lago, mas existe o mapa do céu, do mundo e do coração do homem. Sonhavam com um horizonte mais largo do que o mar e encontraram a vastidão do mundo. Sonhavam com barcas cheias de peixe e um dia ficarão admirados com uma multidão saciada e as sobras de doze cestos. Sonhavam libertar-se daquelas jangadas debaixo das trevas e encontraram uma luz deslumbrante. Sonhavam apenas com o próprio dia-a-dia e passaram a fazer parte do sonho de Deus.
Ainda hoje aquele “segue-me” é um convite para deixar as redes que nos aprisionam, para nos tornarmos pescadores da própria humanidade esquecida, para descobrir dentro do coração o mapa do coração de Deus. Naquele chamamento divino a fragilidade humana floresce e é convertida à vida.

O amor renova a vida
Jesus vê em Simão a pedra na qual fundará a sua comunidade; em João vê o discípulo das mais belas palavras de amor; um dia avistará em Mateus a pronta conversão do coração e na oferta da viúva no templo verá toda uma vida doada. O olhar de Jesus é um olhar criador, é profecia. Olha também para mim e no meu mar avista um tesouro, no Inverno da minha vida vê o grão que germina, descobre uma generosidade que desconhecia, uma melodia que ignorava. Deus faz-nos sempre nascer de novo. Porque quem experimenta o Amor, mesmo se morto, pode nascer. Só o amor faz viver! E Jesus ainda hoje passa e reacende a vida, deixando um rasto de milagres e esperanças. E isso, caros amigos, é Evangelho!

VIVER A PALAVRA
Quero identificar os pontos mais escuros do meu viver e expô-los à luz do Evangelho de Jesus.

REZAR A PALAVRA
Senhor, pescador de corações sedentos,
vem habitar em mim, sombria região da morte, que grita pela tua vida...
Senhor, que abraças o meu querer inconstante,
toca a minha história, para que o meu sonho seja o teu...
Senhor, segredo do meu mar interior, convida-me...
para que deixe as redes que me prendem a um mar que não responde à minha fome...
para que deixe o barco que me conduz a viagens vazias de sentido.
Eis-me na tua rede, no teu barco...deixo-me...quero seguir-te...


Nenhum comentário: