quinta-feira, 7 de abril de 2011

V Domingo Quaresma A


Naquele tempo, as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: «Senhor, o teu amigo está doente». Ouvindo isto, Jesus disse: «Essa doença não é mortal, mas é para a glória de Deus, para que por ela seja glorificado o Filho do homem». Jesus era amigo de Marta, de sua irmã e de Lázaro. Entretanto, depois de ouvir dizer que ele estava doente, ficou ainda dois dias no local onde Se encontrava. Depois disse aos discípulos: «Vamos de novo para a Judeia». Ao chegar lá, Jesus encontrou o amigo sepultado havia quatro dias. Quando ouviu dizer que Jesus estava a chegar, Marta saiu ao seu encontro, enquanto Maria ficou sentada em casa. Marta disse a Jesus: «Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, tudo o que pedires a Deus, Deus To concederá». Disse-lhe Jesus: «Teu irmão ressuscitará». Marta respondeu: «Eu sei que há-de ressuscitar na ressurreição do último dia». Disse-lhe Jesus: «Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em Mim, ainda que tenha morrido, viverá; e todo aquele que vive e acredita em Mim nunca morrerá. Acreditas nisto?». Disse-Lhe Marta: «Acredito, Senhor, que Tu és o Messias, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo». Jesus comoveu-Se profundamente e perturbou-Se. Depois perguntou: «Onde o pusestes?». Responderam-Lhe: «Vem ver, Senhor». E Jesus chorou. Diziam então os judeus: «Vede como era seu amigo». Mas alguns deles observaram: «Então Ele, que abriu os olhos ao cego, não podia também ter feito que este homem não morresse?». Entretanto, Jesus, intimamente comovido, chegou ao túmulo. Era uma gruta, com uma pedra posta à entrada. Disse Jesus: «Tirai a pedra». Respondeu Marta, irmã do morto: «Já cheira mal, Senhor, pois morreu há quatro dias». Disse Jesus: «Eu não te disse que, se acreditasses, verias a glória de Deus?». Tiraram então a pedra. Jesus, levantando os olhos ao Céu, disse: «Pai, dou-Te graças por Me teres ouvido. Eu bem sei que sempre Me ouves, mas falei assim por causa da multidão que nos cerca, para acreditarem que Tu Me enviaste». Dito isto, bradou com voz forte: «Lázaro, sai para fora». O morto saiu, de mãos e pés enfaixados com ligaduras e o rosto envolvido num sudário. Disse-lhes Jesus: «Desligai-o e deixai-o ir». Então muitos judeus, que tinham ido visitar Maria, ao verem o que Jesus fizera, acreditaram n’Ele.».(Jo 11, 3-7.17.20-27.33b-45)


Caros amigos e amigas, a voz de Jesus soa por cima do fétido odor das nossas obras mortas, mais forte que todas as pedras que nos amarfanham a existência! Jesus é a ressurreição e a vida! Ele chama-nos para a sua presença vivificante.


As lágrimas de Deus

Em Betânia, Jesus encontrava hospitalidade e serenidade, o prazer da amizade e da familiaridade. Agora, naquela casa estão presentes sinais de morte e desilusão. A dinâmica Marta permanece estática, num canto, de braços cruzados; em Maria abate-se a tragédia; os olhares e as palavras parecem vazios. Lázaro tinha-se apagado nos braços amorosos das irmãs, mas distante das mãos vivificantes do Amigo. Quando este chega, vê a dor que a dor suscita no coração desfeito de quem ama. Em Betânia, Deus aprende a fragilidade da vida, o sofrimento e o desespero. Ali o Criador chora a criatura, o Amigo chora o irmão, o Pai chora o filho. Em Betânia, as lágrimas silenciosas e mortificadas de Jesus são choro, oração e revolta contra a morte. Ali, o Amor faz-se lágrima, presença, palavra de vida. E, quando Deus chora, declara todo o seu amor: os amigos não podem morrer para sempre. O choro de Deus é um grito pela vida de quem ama.


“Sai para fora”

Deus vem propositadamente por Lázaro e por nós e, quando não nos encontra, chora. Então, chama com força o nosso nome, num grito de amor, sobre o país da morte, que passa os abismos que pareciam intransponíveis. A palavra pronunciada por Deus, que desde a aurora da criação tinha gerado do nada todas as coisas, regressa de novo fecunda, faz-se agora escutar até pelos mortos. A Palavra é vida e faz regressar à vida! É o brado divino que rouba Lázaro ao sepulcro. Aquela voz familiar e amiga reabre sarcófagos e liberta a esperança, é mais forte do que o silêncio da morte. O Verbo é ressurreição! A morte pode envolver a pessoa de ligaduras, impedi-la de ser e viver, enterrá-la no esquecimento, mas não impedirá os indestrutíveis laços de amor que nos ligam a Deus. Nem impede o grito divino repetido à exaustão: não permaneças na escuridão do fúnebre espaço do egoísmo, desata as ligaduras que amarram a tua humanidade, retira o sudário para decifrar os milagres, afasta as pedras que tapam os raios de sol para abraçares o irmão.


“Eu sou a ressurreição e a vida”

A ressurreição é possível pelas lágrimas de Deus! Porque o Senhor vive a nossa dor, porque o seu amor pelo amigo não aceita terminar nunca, porque cada um de nós é Lázaro doente e amado! O milagre do Evangelho é o próprio Jesus que devolve a vida aos braços inertes de Marta, restitui brilho ao olhar ofuscado de Maria e restaura até o corpo putrefacto de Lázaro. Sem o Amigo não há vida e, só quando ele regressa, regressam também à vida as realidades enterradas e deterioradas pelo tempo, pelo desânimo, pela morte. Mesmo se Ele se atrasa nunca faltará ao encontro, sobretudo aquele decisivo, quando gritará fora dos nossos túmulos o nosso nome. Aí o Amor realizará o milagre, não de uma vida com mais alguns dias, mas de uma vida para sempre. E isso, caros amigos, é Evangelho!


VIVER A PALAVRA

Em cada momento de dor e de morte, quero desvendar o misterioso perfume da Vida.


REZAR A PALAVRA

Senhor Jesus, eu creio que és a Ressurreição e a Vida.

Sou eu a instalar a morte dentro da minha vida, quando adormeço sem Ti...

Mas vem depressa sacudir-me este sono letal que me encerra e me decompõe!

No concentrado e fecundo amor do teu choro me regeneras: agarrarei a Vida!

Na ondulação firme da tua voz, me despertas e me chamas: saborearei a Vida!

No perfume da tua presença viva me provês: de Ti manarei a Vida!

Nenhum comentário: