sábado, 7 de dezembro de 2013

II Domingo Advento A



Evangelho segundo S. Lucas 1, 26-38
Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era da descendência de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

Caros amigos e amigas, no caminho de Advento, acompanha-nos sempre Maria. A anunciação que a Imaculada recebe do anjo é um convite a abrirmos o coração à surpresa inesperada de um amor que nos ultrapassa.

Interpelações da Palavra
Cheia de graça!
Permite-me, Maria, que entre com o Anjo em tua casa! Ouço uma saudação revelar que tu és a “cheia de graça” e não a “cheia de méritos”, apenas rica da gratuidade amorosa de Deus… Sim, diante de Deus não conta o melhor, o primeiro, o título, o cartão visa, a influência… Conta apenas o amor, a disponibilidade, a simplicidade, a humildade, aquela docilidade que se deixa levar pelo sopro do Espírito.
Tu és escolhida por Deus desde toda a eternidade. Tu és Aquela que deslumbra Deus na sua própria obra. Em ti a criação se faz de novo e Deus exulta ao ver como é bela! Porque a beleza de Deus faz-se beleza em ti! Sinto palpitar a tua escuta, sinto estremecer dentro de ti aquele labor entre a graça e o teu acolhimento, que se manifesta, ao mesmo tempo, num medo misturado com a alegria…

Salvé!... Não temas!… Darás à luz!
São sempre as palavras de anjos que revelam o eterno sonho de Deus, para a humanidade, para mim e para ti. Sim, alegra-te, Maria, multiplica a alegria, vive de júbilo, exulta de amor! Não temas, porque quando Deus está presente o medo se dissolve, porque não estás só! Sim, resplenderá assim à tua volta a vida; e ela brilhará como farol quando é fecunda, frutuosa e doce!
Alegra-te, Maria, porque és amada gratuitamente para sempre! Não temas, porque o amor dissipa as sombras do medo. Não temas, porque Deus não segue o caminho da evidência ou da grandeza, mas prefere a discrição à luz dos palácios. Não temas, Maria, se Deus se esconde na fragilidade e no amor de uma criança. Serás terreno de salvação, Maria! Sim, no teu seio é lançada a semente da vida nova! Nada e ninguém será agora estéril! Em ti, Deus se fará irmão da humanidade. E tu acolhes a Palavra de Deus no silêncio e na entrega…

Eis… faça-se…
O teu querer repousa e confunde-se com querer de Deus! Dentro do silêncio, na arte materna do acolhimento, no desejo de compreender o Mistério, na disponibilidade de servir, tu Maria, és toda de Deus! A imensidade de Deus escancara-se na tua pequenez e juventude. De ti o Criador fará a sua Mãe, e a minha Mãe! Da esquecida Nazaré se renovará a criação! Tu, Maria, abraças o amante abraço divino! Tu és a serva do Amor, de ti brotará o Verbo! Deus faz de ti o ventre da nova humanidade! O teu sim é o traço desde o qual se escreverá o Evangelho!


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor, a Tua surpresa rebenta com as minhas estruturas, com os meus projetos.
Só, na minha casa, descubro o segredo da Tua procura, do Teu convite.
Sim, Tu vens ao meu encontro, chamas-me pelo nome e queres precisar de mim.
Ó Senhor… também eu procuro quem me procura… tenho sede de Ti…
O meu nome, saído dos Teus lábios ecoa teimosamente na minha história de busca
e não consigo desligar-me deste diálogo de amor que travas comigo a cada instante.
Faça-se, faça-se em mim o Teu querer, o Teu sonho, a força do Teu Espírito.
Faça-se em mim a Tua graça e a Tua certeza, a Tua fecundidade e a Tua Palavra.
Eis-me, Senhor, para escutar de Ti quem sou e quem me convidas a ser.

Viver a Palavra

Vou desenvolver uma atitude de escuta interior para, na disponibilidade alegre, dizer Sim ao Senhor.

Nenhum comentário: