quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Retiro de jovens - Advento - CHAMAR|TESTEMUNHAR|REZAR



Chamados a uma experiência de encontro com Cristo, 69 jovens da Diocese de Bragança Miranda testemunharam a alegria de ser cristão, aprendendo a rezar, como Maria, as propostas que o Senhor nos coloca em cada momento da nossa caminhada de fé.



O convento de Balsamão acolheu, no dia 14 de dezembro, esta audaz “embaixada” juvenil da diocese. A orientar o dia de retiro estiveram o Padre José Luís Pombal do Seminário Maior da Diocese e a Irmã Conceição Borges das Servas Franciscanas Reparadoras. Propôs-se, para este dia, uma caminhada pelas várias etapas da Lectio Divina, a partir da passagem Bíblica da Anunciação do Anjo a Nossa Senhora. Os verbos chamar, testemunhar e rezar, pautaram a harmonia do dia, seguindo a proposta do Ano da Vocação na Diocese.




O dia começou com a Lectio, através da oração da manhã na Igreja do Santuário, onde tivemos o primeiro encontro com a Palavra (Lc 1, 26-38). Seguiu-se uma dinâmica de apresentação: Eis-me aqui a perguntar-te; eis-me aqui a responder-te. Experimentamos a riqueza da partilha e da descoberta pessoal, através da fraternidade. Seguiu-se a Meditatio, onde refletimos o Sim de Maria dado a Deus, através da carta pastoral de D. José Cordeiro e das meditações do Padre José Luís Pombal. Chegada a hora do almoço, foi tempo de partilhar os farnéis e poder conhecer melhor o belo espaço que nos acolheu. 





No início da tarde tivemos o tempo da Colatio, pois, em pequenos grupos, trabalhamos a passagem bíblica que nos acompanhou ao longo do dia. Depois da partilha surgiu o tempo do compromisso, atio, no qual, através do tema dos Deolinda (Movimento Perpétuo Associativo) e duma visualização sobre a Igreja, pudemos confrontar-nos com a urgência da missão e do compromisso pessoal em estar atentos ao projeto de Deus a nosso respeito. Urge uma atitude disponível e corajosa como a de Maria.



O dia terminou com o momento da Oratio. Na capela interior do Convento, tivemos uma experiência forte de oração com Maria, através da adoração eucarística. Neste retiro participaram 18 jovens da JEF. Ali depusemos os nossos medos e acolhemos o abraço daquele que nos ama e sonha para nós a felicidade. De nós espera apenas uma resposta, como a de Maria: Faça-se em mim… Eis-me aqui, envia-me!


Ir. Conceição Borges

Nenhum comentário: