sábado, 2 de agosto de 2014

FESTA DAS SERVAS FRANCISCANAS REPARADORAS


Na manhã deste dia 2 de agosto, a Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras esteve em festa. Fizeram a renovação de votos as irmãs Verónica e Irene, celebraram as Bodas de Prata as irmãs Albertina, Emília, Irene Peredo e Iria, as Bodas de ouro as irmãs Estela, Bom Jesus, Providência, Santa Face, Helena e Raquel e as Bodas de Diamante as irmãs Maria dos Anjos e S. Paulo.

A celebração decorreu na Igreja de Santa Maria Mãe da Igreja em Macedo de Cavaleiros, presidida pelo Sr. Bispo da Diocese D. José Cordeiro e na presença da comunidade paroquial, familiares, amigos e várias irmãs da Congregação. 

Na homilia da celebração o Sr. Bispo referiu que o Carisma das Servas Franciscanas tem cada vez mais atualidade, sobretudo na alegria, adoração, contemplação e amor. 

Uma pessoa consagrada é uma pessoa alegre e quem é consagrado é amado e quem é amado gera amor à sua volta. Continuou afirmando que a vocação nasce da família e que há muitas vocações que não respondem porque a família não deixa. Informou seguidamente que o ano da vocação na diocese começa a dar os seus frutos, pois é a alegria e a confiança que geram outras vocações. D. José insistiu que precisamos estar no meio do povo, rezar com o povo, abrir as nossas casas religiosas ao povo, tal como se fez no início da congregação. Pois quem se acomoda, envelhece e anda para trás. O dom recebido precisa ser comunicado, sem que percamos a comunicação com a fonte.

Convidou ainda D. José todas as irmãs a renovar o carisma pelo Espírito, pela Palavra e na Eucaristia, para que possam ser cada vez mais uma presença feliz no meio do povo e para que a partir das irmãs todos conheçam este mesmo Deus. Terminou sublinhando: "Não desistamos de Deus, não desistamos da fonte!"


No final da celebração, D. José referiu que "nesta celebração tão bela, celebramos o carisma que nasceu nas nossas terras e daqui se irradia para diversas partes do mundo através da vida missionária, porque na vocação não há fronteiras. Haja corações disponíveis e famílias cristãs acolhedoras do dom da vocação. AVida Religiosa é um forte contributo para que a alegria do Evangelho chegue a toda a gente. Pois não podemos passar sem o Evangelho e sem a Eucaristia, sentido da nossa vida."

Nenhum comentário: