quinta-feira, 21 de agosto de 2014

XXI Domingo Comum A


Evangelho segundo S. Mateus 16, 13-20
Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?». Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas». Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus. Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus». Então, Jesus ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que Ele era o Messias.

Caros amigos e caras amigas, Jesus questiona a nossa fé, coloca em nossas mãos a prova e a confiança. Como podemos corresponder a este diálogo terno e desafiante? Hoje a questão é para mim e para ti.

Interpelações da Palavra
Notícias sobre Jesus
Jesus circulava em todas as notícias e boatos, seria fácil obter informações sobre o profeta que desafiava as autoridades judaicas e incomodava as prescrições da lei. Que diriam de Jesus?
Também nós hoje ouvimos falar de Jesus, todos sabemos algumas coisas dele, sobre o que Ele fez ou disse e até sobre o que dizem dele: tantas notícias de Jesus. A passagem de Jesus pela história de cada homem semeia interrogações, esboça definições e traça experiências marcantes. Mas só o encontro com Ele nos pode aproximar do mistério de Deus e então a verdadeira notícia é uma pessoa, o encontro, o abraço incondicional de um amigo que nos ama.
Para nós, que acreditamos, porque vivemos da fé, não sabemos só notícias de Jesus, Jesus é a notícia permanente de Deus.

Tu és…em/para mim
Jesus remete a questão sobre si próprio para os discípulos, hoje ela vem directamente dirigida a mim e a ti.
Pedro toma a iniciativa e celebra a fé: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Da coragem de Pedro aprendemos a disponibilidade do coração para acolher a novidade de Deus que se faz presente por Seu Filho, Jesus. Pedro não ausculta apenas “a carne e o sangue”, abre-se ao mistério e acredita no Deus atento e bom, que olha o seu povo e envia o próprio Filho. Cristo é a notícia do Pai.
Que tipo de notícia é Jesus para mim? Um anúncio, uma catástrofe, ou uma boa nova?... Será que Jesus ainda consegue surpreender-me, ou faz parte de uma rotina de palavras já memorizadas que tropeçam na minha oração pessoal e comunitária? Ele não cabe em definições, a sua procura está sempre em aberto.

O Reino nas nossas mãos
Nesta busca da identidade de Jesus, é Ele que toma a iniciativa e confia-se a nós. O Reino é agora dos homens, a quem foram entregues as chaves: Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus.
O impossível, o longínquo converteu-se em dote, herança, tesouro que manejamos. Chegar a Deus não é afastar-se da terra. Por meio de Jesus, o Reino está nas nossas mãos, é também nosso, pertencemos-lhe e pertence-nos, como dádiva do criador.
Deus confiou-nos a Sua obra, urge manter a confissão de Pedro, celebrar a fé no Filho enviado de Deus e deixar, amigos e amigas, que o Reino continue a ser Evangelho.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor Jesus, irmão e amigo,
Neste diálogo que arrisco em meu silêncio
Sei que sabes quem sou, mais que eu próprio sei de mim…
Preciso conhecer-te para além das palavras e das histórias,
Preciso o encontro do Teu mistério com o meu,
Preciso o canto e o encanto da vida que geras na minha procura de Ti…
Neste diálogo que arrisco em meu silêncio
Ajuda-me a dizer-Te, a experimentar-Te a rezar… quem és para mim.

Viver a Palavra

Vou comprometer-me na construção do Reino, confiado também nas minhas mãos.

Nenhum comentário: