sexta-feira, 15 de agosto de 2014

XX Domingo Comum A



Evangelho segundo S. Mateus 15, 21-28
Naquele tempo, Jesus retirou-Se para os lados de Tiro e Sidónia. Então, uma mulher cananeia, vinda daqueles arredores, começou a gritar: «Senhor, Filho de David, tem compaixão de mim. Minha filha está cruelmente atormentada por um demónio». Mas Jesus não lhe respondeu uma palavra. Os discípulos aproximaram-se e pediram-Lhe: «Atende-a, porque ela vem a gritar atrás de nós». Jesus respondeu: «Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel». Mas a mulher veio prostrar-se diante d’Ele, dizendo: «Socorre-me, Senhor». Ele respondeu: «Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos». Mas ela insistiu: «É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos». Então Jesus respondeu-lhe: «Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas». E, a partir daquele momento, a sua filha ficou curada».

Caros amigos e caras amigas, diante deste texto valeria a pena cada um de nós fazer uma reflexão sobre a forma como orienta sua oração: o que a move, como é dirigida e como é acolhido o seu resultado. A ousadia e a humildade, temperadas de confiança são as atitudes adequadas para dirigir-se ao Senhor e… aos irmãos.

Interpelações da Palavra
Jesus desencaminha-se
Como é possível que Jesus se tenha desencaminhado desta maneira?! A resposta, desconcertante que Ele dá à Cananeia poderia merecer uma pergunta à altura: então se diz que foi enviado apenas “para as ovelhas perdidas da casa de Israel” porque se intrometeu Ele neste território proibido? Mas ainda hoje Ele é assim…
Ai de nós se Deus fosse tão “rectinho” que não pudesse tocar os antros da maldade com a sua misericórdia, nem entrar nas casas dos corruptos para abrir janelas de libertação, nem olhar de frente os fariseus para lhes acariciar o coração, nem saciar na fonte da sua justiça os publicanos sedentos de mudança de vida!
Graças a Deus porque continua a desencaminhar-se pelos nossos terrenos poluídos de infidelidades, que não segue a estrita lógica do “politicamente correcto” e continua a semear inquietações e a oferecer uma disponibilidade ilimitada para atender dores e anseios daqueles que se disponham a apresentar-lhos. Jesus revela-se como Aquele que vem para todos: com Ele ninguém pode sentir-se excluído do banquete do Reino.

A arte da oração: um coração de mãe numa atitude de filha
Não é a única vez que os Evangelistas elegem os “de fora” para servirem de modelo aos “de dentro”. E esta cananeia assume o modelo do verdadeiro orante. Para orar como convém é necessário ter um coração de mãe, capaz de se descentrar de si e sentir os pedidos que faz na perspectiva de um amor oblativo.
Tantas vezes, invocando “méritos” acumulados, e uma “militância” eclesial, atiramos a Deus pedidos mesquinhos, como exigências. Orientamos a oração num automatismo frio, como o que usamos com os aparelhos domésticos, de “comando” na mão dirigido ao sacrário, ou às imagens das devoções… Para orar como convém é necessária a ousadia, mas nunca a arrogância, a humildade, mas não um abatimento que nos derrota. É necessário deixarmo-nos interpelar pelos pedidos que fazemos, entrarmos no milagre da presença, primeiro o hóspede e depois o dom. É necessária uma confiança que abre portas impensáveis, que se aventura por frinchas abertas pela esperança… porque para orar como convém é necessário ter uma atitude de filho.

É grande a sua fé
A cananeia é apresentada como uma verdadeira discípula. Prostra-se, reconhece Jesus como o “filho de David” e não o faz por adulação, porque é manifesta a confiança com que o aborda. Os discípulos atendê-la-iam com o tão visível intuito de que não os incomode com os seus gritos, Jesus porém vai mais fundo e provoca-a na essência do seu pedido. E ela corresponde admiravelmente. A progressão deste diálogo deixa-nos perante o método mais eficaz rumo à “rendição de Deus”. Deus rende-se a uma perseverança que não sucumbe às primeiras provas, rende-se a uma humildade que se baseia na verdade, rende-se a uma ilimitada confiança. Amigos e amigas, a cananeia desafia-nos a confiar… e a confiança dilui as fronteiras do Evangelho!

 


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor, vem de novo ao território das minhas infidelidades, trazer o calor da tua presença!
Vem, Senhor dos compatriotas e dos estrangeiros, admitir-me ao banquete da comunhão.
Vem despojar-me dos meus títulos, e interroga-me sobre a essencia do meu querer!
Agradeço-te porque sempre me acolhes amorosamente ao manancial da tua misericórdia.
Esi-me aqui, envia-me… para semear a tua bondade em todos os espaços que percorro,
para que possa levar a doce alegria do Evangelho para lá de todos os preconceitos e fronteiras…

Viver a Palavra

Vou rever a forma como me dirijo ao Senhor e aos irmãos, as motivações, o modo e as reações…

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