quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

IV Domingo Advento A


Evangelho segundo S. Lucas 1, 26-38
Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

Caros amigos e amigas, no caminho de Advento, acompanha-nos Maria. O diálogo íntimo entre a virgem de Nazaré e o Anjo é um convite a não desperdiçar o momento favorável dos encontros decisivos, a abrir o coração à surpresa de um amor que nos ultrapassa e a responder totalmente com plena alegria!

Interpelações da Palavra
“Ave, cheia de graça”!
Num recanto esquecido da Galileia, quando ainda se sentia o perfume das núpcias de José e Maria, o mensageiro celeste, atordoado pelas vertigens de tão nobre missão, declara o júbilo divino diante do coração da humilde criatura: “Alegra-te! És a cheia de graça”! A primeira palavra de Deus é sempre um convite à alegria! Quando Ele vem a vida fica cheia de graça, floresce de alegria, torna-se fonte de beleza.
Por seu lado, a jovem de Nazaré acolhe a doce melodia do Anjo ainda que perturbada por tão grande anúncio e surpresa! Perplexa porque, em Maria, Deus inclina-se diante da serva, o Sol enamora-se da beleza humana, o Criador entrega-se totalmente à fragilidade da criatura! De facto, Deus diz sim a Maria antes que ela dê qualquer resposta ao jubiloso anúncio. Ele continua a dizer sim à alegria de cada um de nós!
Ainda hoje, Deus não vem lamentar-se, mas vem alegrar e encher de vida a existência. Também nós somos cheios de graça, grávidos de céu, ricos apenas da gratuidade amorosa de Deus.

Ave!... Não temas!... Darás à luz!...”
São estas as palavras que Maria acolhe no silêncio e na entrega. São sempre estas as palavras de Deus dirigidas a mim e a ti. Sim, alegra-te, multiplica a alegria, vive de júbilo, exulta de amor! Sim, não temas, não temas principalmente o amor, porque quando Deus está presente o medo se dissolve, porque não estás só! Sim, resplandecerá à tua volta a vida e ela brilhará fecunda, frutuosa e doce!

“Eis! Faça-se!”
Em Maria, Deus encontra uma casa, um lugar feito de humanidade, de humildade, de alguns medos e de tanta disponibilidade. Maria é a casa de Deus e, no seu seio, é lançada a semente da vida nova! Nada e ninguém será agora estéril! Nela, céu e terra se encontram, se amam e abraçam. Dentro do silêncio, na arte materna do acolhimento e na disponibilidade de servir, Maria é toda de Deus! O Amor conquista totalmente Maria e ela entrega-se: eis o meu corpo, antecipando a entrega eucarística do seu Filho na última ceia e no calvário.
Deus é ainda hoje mendigo da nossa humanidade, procura em nós a casa da eternidade, convida à alegria de um abraço que regenera e faz resplandecer a vida.
O Anjo terá regressado ao céu entoando o sim maternal de Maria na disponibilidade em tecer no seu seio o Filho de Deus e a nova humanidade! Apressemo-nos também nós, amigos e amigas, a gerar o advento do Evangelho!

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor, ofereces-me como regaço de paz e de esperança, a mãe do Rei,
ofereces-me como educadora da alegria, a serva do canto de louvor.
Senhor, quero com Ela aprender a música do salmo da esperança
entoado em cada gesto de acolhimento de ti, em mim e no irmão.
Quero com Ela aprender a letra do salmo do serviço
que se declama na criatividade de primeirear a doação gratuita de mim.
Senhor, também quero, como Ela fazer-me terreno de vida, fecundidade,
entrega ao teu desígnio, casa da eternidade, missionário da alegria e da esperança.

Viver a Palavra

Vou semear esperança nas situações limites de discórdia e desolação.

Nenhum comentário: