quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

II Domingo Advento B


Evangelho segundo S. Marcos 1, 1-8
Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no profeta Isaías: «Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho. Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’». Apareceu João Baptista no deserto, a proclamar um baptismo de penitência para remissão dos pecados. Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém, e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pêlos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E, na sua pregação, dizia: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo-vos na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo»!».

Caros amigos e amigas, o Evangelho não é um livro, mas é uma pessoa, é Jesus Cristo. Ele é o alfabeto que nos descreve toda a beleza do coração de Deus.

Interpelações da Palavra
“Princípio do Evangelho de Jesus Cristo”
Os princípios fazem-nos entrar numa história, no sonho de uma nova criação, na possibilidade de um milagre que nos alcança! Sim, para iniciar uma aventura é preciso partir de algo bom e belo, de uma feliz notícia, de uma esperança e de um evangelho! Seria impossível começar uma empresa sob a previsão de desastre, desanimados ou tristes. Só a alegria arrasta, só a beleza encanta, só a esperança cativa. “Iniciar do Evangelho” é literalmente iniciar da “alegre notícia” e não partir dos nossos pessimismos, medos, desesperos, pecados. É iniciar a partir da alegre notícia de Deus e da sua presença nos nossos desertos.
É Jesus o segredo escondido no Evangelho, é Ele a alegre mensagem de Deus que renova a vida. Os outros são sempre a boa e feliz notícia. São sempre as pessoas os Evangelhos que Deus coloca ao nosso lado, como salvação e bênção que nos acompanham! Sim, há tanta beleza disseminada, tantos rebentos de comunhão, tanta semente de Evangelho que diariamente floresce na nossa vida, como princípio de ressurreição!

“Uma voz clama no deserto”
Até parece que quando Deus intervém directamente na história evita os lugares importantes, os espaços sagrados bem como os seus altos representantes. Escolhe, pelo contrário, as pessoas de olhar simples, os montes desabrigados, os desertos inóspitos, os recantos das casas humildes. João Baptista, na aridez e secura do deserto, curvado pelo despojamento da vida, é o grito do Evangelho: sonha com ravinas preenchidas, colinas abaixadas, trilhos que conduzem ao encontro do Senhor! Ele é a voz que introduz o Evangelho, é a austeridade que inicia a abundância, é a penitência que anuncia a misericórdia, é o mensageiro que indica os passos do Mestre que vem ao nosso encontro, nos persegue e nos alcança!

“Vai chegar depois de mim”
João Baptista é o precursor, o que veio antes do Evangelho, preparar a terra prometida: Jesus. A sua voz ainda hoje ecoa nos desertos estéreis da nossa vida. Mas é uma voz que de joelhos, indigna de desatar as sandálias, nos faz tocar Deus. E assim faz repartir a vida!
A extraordinária graça de ser precursor permite acolher, dar gosto, indicar um caminho, propor a alegria, referir o outro sem fechar-se em si mesmo. Em João estava já em germinação o milagre do Evangelho. Depois dele, caros amigos e amigas, chega a força do Espírito, a encarnação do Evangelho: vem Jesus!

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor, no passo cansado do desespero, escuto a urgência da esperança,
que me conduz a acreditar na luz.
No passo perdido da solidão, escuto a serenidade do tempo,
que me lança na comunhão.
No passo mendigo da luta, escuto a essência de peregrino até ao encontro da meta.
Sou procura, sede e vazio, porque só em Ti repouso e só tu me preenches.
Vem, Senhor, habitar nesta tenda que clama a Tua paz…

Viver a Palavra

Vou trabalhar no meu coração o dom da esperança, traduzindo-a em atitudes frente às circunstâncias.

Nenhum comentário: