segunda-feira, 18 de março de 2013

Retiro de Jovens



Não tiveram medo, os 31 jovens reunidos no Santuário dos Cerejais, nos dias 16 e 17 de março, no âmbito do retiro para jovens proposto pelo SDPJV de Bragança sob o tema: “Não tenhais medo(Lc 5,10); eis-me aqui! (Is 6,8)”. O retiro contou com as reflexões do Sr Padre José Luís Pombal, orientação dos momentos de oração da irmã Conceição Borges, dinâmicas ao cargo da Irmã Dulce Ramos e a alegre presença do Sr Padre Eduardo Novo, diretor do SDPJV.
Dois polos abraçaram esta caminhada espiritual, a Palavra de Deus ( Rom 8, Lc 5 e Is 6) e dois temas de Mafalda Veiga: Restolho e O lume. Entre momentos fortes de oração e tempos de partilha e reflexão, aprendemos que, mesmo sendo restolho, somos chamados a “nascer de novo” inflamados pelo lume do Espírito e a “lançar as redes”, obedecendo com alegria ao convite de Cristo. Nesta disposição interior, fizemos caminhada, contemplando a mãe natureza que nos abraça e nos lança num olhar admirado e fascinante. Mergulhados no perdão de Deus, construímos em nós o desejo de uma “entrega alucinada, para receber daquilo que aumenta o coração”. Na “máquina da humanidade” descobrimos com o filem “A invenção de Hugo” que somos peças, que só têm sentido no serviço, e, quando paradas, negamos a nossa vocação; precisamos libertar o grito que trazemos dentro: “não percas tempo!”.
“Na água e no lume”, saboreamos as delícias do encontro com Ele e com a comunidade. Animámos a celebração eucarística de Domingo na comunidade paroquial e no final, lançámos o dado e abandonámo-nos “ao vento como um veleiro, solto no mais alto mar…”

Ir. Conceição Borges, sfrjs











Nenhum comentário: