quinta-feira, 14 de março de 2013

Rezemos com o nosso fraterno Papa Francisco!


O Espírito Santo não deixa de nos surpreender.
Contra toda a parafernália 
dos meios de comunicação social 
e dos seus candidatos e das casas de apostas,
a boa-nova do dia explodiu: 
Francisco, o papa da Surpresa.
A surpresa da sua procedência: o primeiro jesuíta, o primeiro da América Latina e o primeiro não europeu em mais de mil anos: os irmãos cardeais foram procurá-lo quase no fim do mundo… Roma e a Europa deixaram de ser o centro do mundo.
A viragem é do centro para a periferia.
Dos palácios para as cabanas.
Da lógica do poder para a lógica do Serviço.
Da força da diplomacia para o dinamismo do Evangelho.
Da cabeça emproada para uma atitude de humilde inclinação diante do povo, suplicando a sua oração…
A surpresa do nome que ele escolheu: Francisco. Pela primeira vez na história. A carga simbólica, profética e programática de um nome: Francisco de Assis, o Poverello, o renovador da Igreja e da Humanidade, o santo da simplicidade e dos pobres, o santo da fraternidade e da radicalidade do Evangelho a toda a prova.Francisco de Sales, o santo da ternura e da bondade.Francisco Xavier, o missionário de uma Nova Evangelização.
A surpresa do número 13: Francisco foi eleito papa no dia 13 do 03 de 2013. A soma de todos estes números: 13. Tem 76 anos: 7+6 = 13. “Papa Francisco” tem 13 letras. “Papa argentino” também tem 13 letras! Foi eleito 13 dias depois de resignação de Bento XVI.
Nossa Senhora de Fátima, a Senhora dos 13 o abençoe e proteja!
A surpresa de alguns dos seus livros: Reflexões de esperança (1992), Diálogos entre João Paulo II e Fidel Castro (1993), Corrupção e pecado (2006), O verdadeiro poder é o serviço (2007), Mente aberta, coração crente (2012)


Nenhum comentário: