quarta-feira, 8 de maio de 2013

JEF no Fátima Jovem 2013

Com(o) Maria, 56 jovens da Diocese de Bragança Miranda fizeram caminho até Fátima, para participar nas celebrações do Fátima Jovem 2013 (5 e 6 de maio) dinamizado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.





Saímos de Bragança no final da tarde de sexta, paramos em Macedo e no Pocinho para receber os peregrinos decididos a rumar com Espírito alegre até à peregrinação nacional de jovens.
No sábado, pela manhã, fizemos voluntariado na ajuda ao departamento nacional, nomeadamente no acolhimento e preparação do material para as várias dioceses. Alguns de nós participamos também no Marypaper, reflectindo sobre várias questões distribuídas por 8 pontos ao longo do Santuário de Fátima. Os tempos da refeição fraterna foram sempre experiências ricas de convívio e troca de experiências que os vários grupos iam fazendo ao longo do dia. A tarde começou com a participação nos workshops que estavam a ser orientados, com variados temas, nas casas religiosas de Fátima. No final da tarde, foi tempo para congregar todos os grupos das várias dioceses de Portugal e fazer caminho até à Capelinha das Aparições, onde decorreu a Saudação a Maria. Daí dirigimo-nos ao Auditório Paulo VI para participar num concerto com o Padre Omar, reitor do Santuário de Cristo Redentor do Rio de Janeiro, Brasil. 




Após o jantar, Maria acolheu-nos para a oração do Rosário na Capelinha e a “luminosa” procissão de velas. Seguiu-se um tempo forte de adoração na Basílica da Santíssima Trindade. A noite terminou com o musical “Alegria da Fé” no auditório Paulo VI, apresentado pelos Jovens Boa Nova.



No dia 6, domingo, dia da Mãe, começamos por abraçar a nossa Mãe do Céu na oração do Rosário na Capelinha das Aparições, à qual se seguiu a procissão para o altar do Recinto, onde participamos na Eucaristia.




Terminada a peregrinação, sentimos a alegria de fazer parte desta família que caminha e que escuta teimosamente o convite do Senhor: Com(o) Maria, ide e fazei discípulos!

De notar que os jovens da nossa diocese estiveram directamente envolvidos nas actividades de voluntariado (crismandos de Bragança, JEF da UP6 de Bragança e de Freixo e os jovens MIC), assim como no canto do rosário, procissão de velas e eucaristia (grupo SerClave de Bragança).

Vale a pena fazer caminho, na aventura da comunhão e da alegria, com(o) Maria!

Nenhum comentário: